O poeta Lord Byron escreveu que aqueles que morreram por uma grande causa nunca fracassaram. Em nenhuma situação essa frase se aplica melhor do que a dos mártires, que viviam em uma época na qual qualquer pessoa que decidisse caminhar na fé, fosse ela nobre ou plebeia, morreria queimada. Os mártires pagaram por suas lutas com seu sangue inestimável e deixaram um legado que nunca poderá ser calculado.

A parte 3: Defensores da Liberdade se concentra primordialmente na Escócia, onde perseguições e martírios tiraram muitos homens e mulheres de sua terra natal, até o surgimento de John Knox. Knox era um homem preparado para a guerra, para convocar aqueles que tinham um futuro promissor e para liberdade para adorar quando quisessem.

"John Knox lutou todas as batalhas em solo escocês e derrotou um inimigo mais temível do que os que Wallace enfrentou nas conquistas de Sterling e Bruce, em Bannockburn. Ele rompeu a forte liga de conspiradores, arrancou deles a pequena maiores luzes do mundo."

Na Suíça, uma batalha igualmente cruel e corajosa foi travada por outro defensor, Ulrich Zwingly. Quase sem ajuda, ele andou com dificuldade pele pequeno país da escuridão e fez dele um dos mais brilhantes para a Reforma Protestante. Zwingly abriu caminho para Calvino, amigo e conselheiro de Knox.

Confira como cada um desses homens e suas histórias se relacionam. Seja testemunha do papel que eles tiverem na Reforma Protestante.

Assistir série cristã 1000 Anos de história da Igreja (Parte 03)

Assista também:

Primeira parte da série cristã 1000 anos de História da Igreja (Parte 1).

Segunda parte da série cristã 1000 anos de História da Igreja (Parte 2).

Fonte: Canal BV Books Editora